segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

o LaDo B!

Acabou a escola e ai? Passou no vestibular? Formou e agora trabalha aonde? Casou e vai ter filhos? Carregamos essa horrorosa mania de perguntar sobre a vida dos outros como se tudo tivesse que ter uma seqüência óbvia. E, na verdade, não tem. Será que não podemos estar em uma fase onde não vamos para lugar nenhum, não planejamos nada, só queremos deixar rolar? Viver de sonhos pode não ser a realidade, mas viver seriamente a realidade pode não ser também o ideal.

Porque devo prestar vestibular se o que eu quero agora é ser músico? Porque tenho que trabalhar depois que me formei se o que eu quero é viajar pelo mundo? Porque ter filhos depois de casado? Devemos viver para trabalhar ou trabalhar para viver?

Não estou dizendo que devemos fazer o que queremos sempre (e isso não é possível) e nem sou a favor de crianças e adolescentes fora da escola. Mas onde foi parar o tempo em que podíamos ter sonhos? E imaginar mais do que se preocupar?

A sensação é que se não tivermos um plano estaremos sempre perdendo a oportunidade. E que oportunidade é essa que eu nem conheço, mas que já faz parte das minhas perdas? A nova geração vem se preparando para o pior e por isso está cada vez mais gabaritada para enfrentar a realidade. Meu receio é que elas não estejam se preparando para o principal, a vida.


Como aprender a ser mais humano, como ser honesto quando não há ninguém vigiando, como se importar com o outro mesmo sem conhecê-lo? Isso não há escola ou curso de pós-graduação que ensine. Isso não está no Google. Talvez pais, educadores, jornalistas, personalidades, enfim, todos aqueles capazes de influenciar nossos jovens talentos pudessem apresentá-los ao lado B do disco. Aquele que ninguém escuta, mas que é o melhor e guarda raridades que passam despercebidas. Vai aí algumas:

Ninguém é rico o bastante para ser feliz na mesma proporção. Os estudos só servem se soubermos aproveitá-los na vida cotidiana. Não adianta ter idéias se não as colocarmos em prática. Viajar, ver filmes, ir ao teatro podem às vezes ser mais úteis do que a física. Os mais velhos têm ainda muito a ensinar (mais que o Google!). Simpatia, humildade e respeito nunca saem de moda e valem mais do que uma pós. Não se sinta um lixo quando não souber o que fazer da vida. Só não decida o que fazer baseando-se somente no dinheiro. Isso só te trará ansiedade e desgosto.  

4 comentários: